Questão
RR - Sistema Único de Saúde - SUS Roraima
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-sexo626679d522
Um paciente, sexo masculino, 23 anos, portador de epilepsia do lobo temporal desde a infância, em uso de 3 classes de anticonvulsivantes, chega ao pronto-socorro com história de crises convulsivas há 1 hora. A mãe relata que há uma hora o filho apresentou 4 episódios de crises convulsivas, sem recuperação da consciência entre as crises. Considerando o caso, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Idealmente, a condução do status epilépticos deveria ser feita na unidade de terapia intensiva com monitorização eletroencefalográfica contínua.
B
São fatores importantes a serem investigados nas crises refratárias: má aderência às medicações anticonvulsivantes, uso de fármacos que reduzem o limiar convulsivo processos infecciosos.
C
A droga de escolha no Brasil para tratamento abortivo da crise, no setor de emergência é o diazepam, seguido pela fenitoína.
D
A fenitoína realizada por via endovenosa pode precipitar bradiarritimias graves por alongamento do intervalo QT e, por isso, deve ser realizada na vigência de monitorização cardíaca contínua, no setor de emergências.
E
Segundo a descrição da mãe, o paciente não preenche critérios para status epilepticus.