Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-trinta-anos11747bba43c
ANULADA
Um paciente de trinta anos de idade deu entrada no pronto-socorro, após ter sido vítima de queimadura causada por chama direta de explosão de recipiente de álcool de 1 L, ao acender fogo em churrasqueira portátil que havia sido usada na noite anterior (não havia percebido que tinha brasas de carvão ativas). Estava sem camiseta e de bermuda. Na explosão, o conteúdo líquido do álcool caiu em seu corpo, entrando em combustão. Ao exame físico, apresentava-se consciente, agitado, com FC de 110 bpm e com PA de 120 x 70 mmHg. O diagrama das áreas queimadas é mostrado na figura abaixo. 



Obs.: 50% das queimaduras de 2º grau são profundas. 

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta. 
A
Pela regra dos nove, classifica-se o paciente em grande queimado, devendo ser hidratado com solução de ringer lactato 4 mL x % de superfície corpórea x peso (kg), sendo que, nas primeiras 16 h, deve-se administrar 50% do total da solução calculada e, nas demais 8 h, os outros 50%. 
B
A avaliação nutricional deve ser postergada por, pelo menos, 24 h, devendo-se priorizar a hidratação, a analgesia e os cuidados com as queimaduras.
C
A infecção é a principal causa de morte do grande queimado, sendo a terapia tópica antimicrobiana o elemento isolado mais importante no tratamento das lesões em pacientes hospitalizados, diminuindo infecções locais e prevenindo a sua disseminação. 
D
A insuficiência renal aguda dos grandes queimados ocorre sempre mais tardiamente (dez dias depois), nas situações de instabilidade hemodinâmica associada à septicemia.
E
A escarotomia deve ser evitada em queimaduras circulares de extremidades, pelo risco de causar piora da perfusão sanguínea. Está indicada somente nas restrições torácicas com insuficiência respiratória causada por queimaduras circulares.