Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-usuario1149fc7633a
Um paciente usuário de drogas ilícitas comparece ao ambulatório com queixa de disfagia de condução e perda de peso (10% do peso em 4 meses). Durante investigação do caso, a endoscopia digestiva alta evidenciou uma massa vegetante em terço médio do esôfago cuja biópsia trouxe o diagnóstico de carcinoma espinocelular de esôfago. Procedeu-se então o estadiamento: T2N0M0, sendo indicada a cirurgia. Sabendo do grande porte cirúrgico e das condições nutricionais do paciente, foi indicada terapia nutricional pré-operatória por 15 dias, através de Nutrição Enteral. No entanto, no 4º dia de internação o paciente evoluiu com edema agudo de pulmão e arritmias cardíacas complexas, sendo conduzido à UTI. Sobre a situação descrita, pode-se afirmar que
A
os principais íons envolvidos no distúrbio apresentado são: cálcio, cloro e sódio.
B
a depleção eletrolítica, envolvida na fisiopatologia do evento acima, pode ser corrigida com a suplementação nutricional mais intensiva do que aquela oferecida ao paciente.
C
para evitar tal intercorrência, a suplementação nutricional precisa ser balanceada, oferecendo apenas 75% da necessidade calórica calculada nos primeiros três dias.
D
neste caso, o magnésio precisaria ser dosado diariamente.
E
a necessidade hídrica para correção do distúrbio apresentado acima é 50 mL/Kg/dia.