Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2023
Residência com pré-requisito - R+ Mastologia
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
paciente-vai-pronto112cdba88a5
Uma paciente vai ao pronto-socorro de ginecologia queixando-se de dor na região vulvar, há pouco mais de 1 dia, associada à queimação vulvar durante quando urina. Refere que nunca passou por algo assim. Sente-se, também, prostrada, como se estivesse com gripe, mas sem alterações das vias aéreas. A paciente conta também que, há poucos dias, notou algumas vesículas na mesma região, que sumiram, aparecendo essas lesões dolorosas. A paciente possui relacionamento fixo há 2 anos, com uso de condom nas relações sexuais e passou por momento estressante nos últimos dois meses, pois havia perdido o emprego. Ao exame, o médico verifica três pequenas úlceras, palpa pequenos linfonodos inguinais e não observa nenhum outro sinal inflamatório vulvar ou descarga vaginal.

Acerca desse caso, assinale a alternativa correta.
A
É possível fazer o diagnóstico clínico de provável primoinfecção por herpes genital e realizar o tratamento com aciclovir 400 mg uma vez ao dia por 6 meses.
B
É possível fazer o diagnóstico clínico de provável primoinfecção por herpes genital e realizar o tratamento com aciclovir 400mg três vezes ao dia por 7 a 14 dias.
C
É impossível fechar o diagnóstico com essas informações e deve-se, portanto, solicitar cultura do raspado da lesão ulcerada.
D
Trata-se de um quadro de clamídia em paciente com fator de risco comportamental para infecções sexualmente transmissível e, tanto a paciente como o parceiro, devem ser tratados.
E
trata-se de um quadro de clamídia e deve-se tratar a paciente com doxiciclina 100 mg, via oral, 1 comprimido, 2 vezes ao dia, por 21 dias.