A respeito do paciente vítima de queimadura, são apresentadas as seguintes afirmativas a seguir:
I - Se não for realizada a reposição hídrica adequada após a lesão térmica, o quadro da desidratação e perda de líquido para o terceiro espaço aumenta o risco de choque hipovolêmico, podendo ser agravado pela perda contínua de água pela superfície queimada.
II - Um risco comum no paciente grande queimado é o desenvolvimento de lesões de mucosa gástrica e duodenal secundárias a isquemia focal, com risco de desenvolvimento de úlcera de Curling, adicionando a chance de hemorragia digestiva.
III - O paciente queimado deve ser considerado politraumatizado e o seu atendimento deve seguir o protocolo do ATLS.
IV - O paciente grande queimado necessita de suporte nutricional pela resposta hipermetabólica. A nutrição parenteral é a primeira escolha devido a isquemia focal no trato gastrointestinal e o desenvolvimento de íleo adinâmico devido a grande perda de líquidos para o terceiro espaço. A nutrição enteral deve ser evitada nas primeiras 48 horas, só sendo introduzida após o retorno da peristalse normal.
V - Os cuidados pré-hospitalares com a área queimada são básicos e simples, como a aplicação de um curativo úmido ou um lençol úmido com soro aquecido. Cobrir o ferimento causado pela queimadura pode piorar a dor, sendo necessário iniciar analgésicos rapidamente.
Marque a alternativa correta: