Em pacientes anêmicos, a diminuição da concentração da hemoglobina leva à:
I - Mobilização pelo organismo de mecanismos compensatórios, como o aumento do débito cardíaco, redistribuição do fluxo sanguíneo para órgãos vitais e aumento do influxo de líquido do espaço extravascular para o intravascular. Esses mecanismos são menos efetivos nos indivíduos idosos ou debilitados.
Il - Na Anemia Ferropriva ocorre uma série de mecanismos compensatórios, desde os cardiovasculares, comuns a todo tipo de anemia, até os mais específicos, como a redução da síntese do hormônio hepcidina, que resulta em aumento da absorção de ferro no duodeno.
III - Na anemia de doença crônica, ocorre uma restrição à mobilização do ferro de seus depósitos, principalmente nos macrófagos devido ao aumento da produção da interleucina-6 que estimula os hepatócitos a aumentarem a produção da hepcidina.
IV-A inflamação crônica cursa com aumento do risco de complicações trombóticas por várias razões, entre elas o aumento da viscosidade sanguínea. A redução da massa eritrocitária observada com frequência na doença inflamatória contrapõe-se a esse fenômeno, sendo recomendado que o tratamento não eleve os níveis de Hb acima de 11 a 12 g/dL, tanto para a anemia da IRC quanto para a anemia de doença inflamatória,
V-A detecção de anemia indica a necessidade de investigar a sua causa, pois pode ser o primeiro e único sinal de doença grave ainda oculta. Essa investigação pode favorecer o diagnóstico mais precoce, por exemplo, de doenças neoplásicas.