Questão
Fundação Getúlio Vargas - FGV
2024
paises-com-baixo-nivel30f1fcf1ec
Em países com baixo nível socioeconômico, como o Brasil, as mortes maternas, em sua maioria, estão relacionadas a intercorrências hipertensivas.

Assinale a opção que melhor define a hipertensão arterial crônica durante o período gestacional.
A
Pressão arterial sistólica (PAS) maior que ou igual a 150 mmHg ou pressão arterial diastólica (PAD) maior que 90 mmHg, ou ambas, aferidas em intervalos de pelo menos quatro horas e identificadas previamente à gestação; ou antes das 20 semanas de gestação; ou pela primeira vez durante a gravidez, mas que não se resolve no período pós-parto.
B
Pressão arterial sistólica (PAS) maior que ou igual a 150 mmHg ou pressão arterial diastólica (PAD) maior que 100 mmHg, ou ambas, aferidas em intervalos de pelo menos quatro horas e identificadas previamente à gestação; ou antes das 20 semanas de gestação; ou pela primeira vez durante a gravidez, mas que não se resolve no período pós-parto.
C
Pressão arterial sistólica (PAS) maior que ou igual a 140 mmHg ou pressão arterial diastólica (PAD) maior que 90 mmHg, ou ambas, aferidas em intervalos de pelo menos quatro horas e identificadas previamente à gestação; ou antes das 20 semanas de gestação; ou pela primeira vez durante a gravidez, mas que não se resolve no período pós-parto.
D
Pressão arterial sistólica (PAS) maior que ou igual a 140 mmHg ou pressão arterial diastólica (PAD) maior que 100 mmHg, ou ambas, aferidas em intervalos de pelo menos quatro horas e identificadas previamente à gestação; ou antes das 20 semanas de gestação; ou pela primeira vez durante a gravidez, mas que não se resolve no período pós-parto.
E
Pressão arterial sistólica (PAS) maior que ou igual a 160 mmHg ou pressão arterial diastólica (PAD) maior que 90 mmHg, ou ambas, aferidas em intervalos de pelo menos quatro horas e identificadas previamente à gestação; ou antes das 20 semanas de gestação; ou pela primeira vez durante a gravidez, mas que não se resolve no período pós-parto.