Questão
MS - Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD (Hospital Universitário da UFGD - HU)
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
pancreatite-aguda-e76628be91d
A pancreatite aguda é definida pela inflamação aguda do pâncreas, que pode envolver tecidos peri pancreáticos e/ou órgão a distância. É uma doença comum com amplo espectro de apresentação, variando desde formas leves, que são as mais comuns e respondem bem ao tratamento conservador, até formas graves, que requerem internações prolongadas em unidades de Terapia Intensiva, uso de antimicrobianos de amplo espectro e intervenções cirúrgicas. Com relação ao tratamento da pancreatite aguda, assinale a alternativa incorreta.
A
Com relação à reposição volêmica, devem-se evitar volumes acima de 20 ml/kg/dia, principalmente nas primeiras 6 horas de internação, haja vista ser a pancreatite aguda uma doença sistêmica e que pode ter sérios prejuízos cardiopulmonares em virtude de grandes volumes de hidratação.
B
Com relação à analgesia, não há relatos convincentes de que a morfina seja capaz de induzir espasmo do esfíncter de Oddi ou mesmo pancreatite aguda em portadores de litíase biliar.
C
Na pancreatite aguda grave, sempre que possível deve-se optar pela introdução da dieta por via enteral após estabilização hemodinâmica.
D
Necrose infectada deve ser entendida como importante marco na evolução da pancreatite aguda grave, pois sua instalação denota agravamento clínico e aumento da mortalidade.
E
A utilização profilática de antimicrobianos pode aumentar o risco de resistência bacteriana e infecções fúngicas.