Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
pandemia-Covid-19-teve7451cb0544
ANULADA
A pandemia de Covid-19 teve repercussões importantes. Por um lado, a importância do SUS na garantia do acesso universal à saúde se tornou ainda mais evidente para grande parte da população. Por outro lado, o colapso da atenção à saúde também demonstrou vários limites enfrentados pelo sistema brasileiro ao longo de sua história e, principalmente, nos últimos anos. Grande parte desses limites decorre do financiamento do SUS. Sobre esse aspecto, assinale a alternativa correta:
A
No Brasil, o gasto público em saúde tem ficado em torno dos 4%, ou menos, do PIB, muito abaixo dos países europeus com sistemas universais e dos países da OCDE, que gastam em média entre 6 e 8% do PIB em saúde.
B
Uma das causas do subfinanciamento do SUS é o fato de ainda não haver uma definição legal dos valores mínimos a serem gastos, possibilitando que cada governante escolha quanto investir no sistema. 
C
A Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), é o nível de atenção que apresentou maior expansão desde a criação do SUS, o que faz com que absorva a maior parte dos gastos federais em saúde. 
D
O gasto total em saúde no Brasil como proporção do PIB tem ficado consideravelmente abaixo do percentual médio gasto pelos países europeus com sistemas universais e pelos países da OCDE. 
E
Atualmente, a esfera federal é responsável pela maior parte dos gastos públicos em saúde no Brasil, o que faz com que medidas como a EC 95, que congela os gastos federais em políticas sociais por 20 anos, tenha efeitos negativos sobre o SUS.