A pandemia de Covid-19 trouxe um conjunto de fatores de estresse para a população não existentes em períodos de normalidade. Alguns desses fatores resultam da própria pandemia, enquanto outros, de suas políticas de enfrentamento. Além disso, o período pandêmico expôs as fragilidades estruturais e os gargalos do Sistema Único de Saúde (SUS). Em contrapartida, também trouxe à tona a potência do maior Sistema de Saúde Público e Universal para controle da pandemia. Nesse contexto, sobre os princípios doutrinários e organizativos que regem o SUS, analise as afirmativas a seguir:
I. - A universalidade do SUS apresenta-se não apenas como o direito à saúde garantido mediante políticas públicas, mas também aponta para a questão do direito à vida, sem distinção de raça, sexo, religião, ou qualquer outra forma de discriminação.
II. - A equidade significa que todas as necessidades de todas as pessoas devem ser atendidas por completo, desde demandas mais simples até as mais complexas, em um conjunto de esforços de toda Rede de Atenção.
III. - No SUS, a diretriz da descentralização corresponde à distribuição de poder político, de responsabilidades e de recursos da esfera federal para a estadual e municipal.
IV. - No tocante a diretriz da Participação Popular, significa que o SUS tem obrigação de chegar o mais perto de cada usuário e usuária, bem como de exercer o controle social sobre a execução, acompanhamento e avaliação proposta pelos conselhos de saúde.
Está(ão) correta(s)