A pandemia da doença causada pelo novo Coronavírus 2019 (SARS-CoV-2) tem impactado o cenário mundial, agravando as taxas de morbidade e mortalidade. Diante desse contexto, foram desenvolvidos diversos tipos de teste para o diagnóstico da infecção. Atualmente, os mais utilizados e difundidos são os testes de RT-PCR (Real Time PCR) e Antígeno para Covid-19. Assim, observa-se a seguinte característica no teste Antígeno para Covid-19:
Questão
Fundação Getúlio Vargas - FGV
2024
Concursos para Médicos
pandemia-doenc-causada6484618c73
A
o Teste Antígeno para Covid-19 é realizado pelo método de quimiluminescência/eletroquimioluminescência, baseando-se no princípio das reações eletroquímicas em soluções.
B
devido à alta especificidade, um teste Antígeno para Covid-19 negativo descarta a possibilidade de infecção pelo SARS-CoV-2 e pode ser considerado para diagnósticos em caso de exposições recentes ou mesmo presença de sinais e sintomas consistentes com a Covid-19, sem necessidade de confirmatório por ensaio molecular.
C
como o princípio do teste depende da detecção da presença de ácido nucleico do vírus SARS-CoV-2, o Teste Antígeno para Covid-19 é indicado a partir do 1º ao 12º dia após a exposição ou do 1º ao 5º dia após o início dos sintomas.
D
por se tratar de um imunoensaio qualitativo, baseado em membrana para detecção da presença da proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, o Teste de Antígeno para Covid-19 apresenta alta sensibilidade em pacientes com carga viral elevada.
E
por indicar a presença de antígenos do SARS-CoV-2, o Teste de Antígeno para Covid-19 não é eficiente em casos de pacientes sintomáticos que estejam entre o 1º e 5º de sintomas, pois não há evidências de que a resposta imune à infecção já tenha ocorrido. O ideal é que o teste seja realizado após o 7º dia.