Questão
Órgão
2024
Concursos para Médicos
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
partir-meados-seculo37d6c03236
Era o Ajuricaba Manau de nação, e um dos mais poderosos principais dela. A natureza o tinha dotado com ânimo valente, intrépido e guerreiro. Corria o Rio Negro com a maior liberdade, usando nas suas canoas da mesma bandeira holandesa de sorte, que se fazia universalmente, e era o flagelo dos índios e dos brancos.

NASCIMENTO, Aguinaldo Figueiredo. História do Amazonas. Manaus: Valer, 2011. p. 61.

A descrição acima foi produzida pelo ouvidor Francisco Xavier Ribeiro de Sampaio acerca de Ajuricaba, durante o século XVIII. Com base no texto e nos conhecimentos da História do Amazonas, pode-se afirmar que:

A
durante o século XVIII, Ajuricaba e os manaós estabeleceram forte resistência às expedições de resgates portuguesas no Rio Negro, além de trocas comerciais com os holandeses.
B
Ajuricaba foi uma das principais lideranças da Cabanagem, movimento popular integrado por indígenas destribalizados, negros livres e populações ribeirinhas da região.
C
Ajuricaba e os manaós foram aliados dos holandeses no período colonial, contribuindo para a ocupação dos engenhos açucareiros e a quebra do monopólio comercial luso. 
D
diante da fidelidade dos povos indígenas aos comerciantes dos Países Baixos, a Coroa portuguesa não foi eficaz em suas tentativas de estabelecer domínios na região amazônica. 
E
a imposição do cativeiro indígena na Amazônia foi uma prática exclusivamente adotada pelos portugueses, o que contribuiu para que muitos povos optassem pelas alianças com outros europeus.