Em passagem de plantão, médico solicita que colega avalia criança com relato de febre e ausência de diurese em 24h. Solicitada expansão volêmica e administração de antitérmico, Trata-se de criança de 2 meses, portadora de mielomeningocele, e, após administração de 40ml/kg de soro fisiológico paciente apresentava-se com FC: 190bpm, perfusão capilar de 6 segundos e sem diurese. Cobrados exames laboratoriais com hemocultura e urocultura parciais negativas; hemograma com evidência de anemia, leucocitose com desvio à esquerda; exame de urina com nitrito e leucócito esterase positivos. Sobre o quadro apresentado, é CORRETO afirmar que:
Questão
MG - Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - SCMBH
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
passagem-planta-medico8680abff02
A
Trata-se de possível quadro de sepse (uma vez que culturas estão parciais negativas) de foco urinário. No exame de urina rotina, o nitrito positivo tem maior sensibilidade e a enzima leucócito esterase maior especificidade para diagnóstico de ITU.
B
Trata-se de possível quadro de choque séptico de foco urinário. No exame de urina rotina, o nitrito positivo tem maior sensibilidade e o leucócito esterase maior especificidade para diagnóstico de ITU.
C
Trata-se de possível quadro de choque séptico de foco urinário. No exame de urina rotina, o nitrito positivo tem maior especificidade e leucócito esterase maior sensibilidade para diagnóstico de ITU.
D
Trata-se de possível quadro de síndrome de resposta inflamatória sistêmica e, até resultado de urocultura (exame padrão ouro para diagnóstico de ITU), não é possível determinar o foco infeccioso.