O pé diabético é a causa mais comum de internações prolongadas. A incidência anual de úlceras em pacientes com diabetes mellitus (DM) situa-se entre 2 e 4% e a prevalência, 4 a 10%; estimando-se serem mais altas em países com baixa situação socioeconômica. Sendo INCORRETO que:
Questão
SP - Hospital de Olhos Grottone - HOG
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
pe-diabetico-e-causa4617850ec7
A
A anidrose (pele úmida), resultante da disautonomia central, e os calos favorecem o aumento da carga, e ocorre hemorragia subcutânea e ulceração pelo trauma repetitivo do pé diabético.
B
Ocorre uma resposta orquestrada pela denervação com implicação no controle neurovascular, resultando em alteração do fluxo capilar, oxigenação, filtração de fluidos e resposta inflamatória, o que torna os pacientes diabéticos mais suscetíveis a lesão tecidual, infecção, inclusive desenvolvimento de neurosteoartropatia de Charcot.
C
A cadeia de resposta denota a ação da PND em microvasos com liberação de neuropeptídios vasodilatadores (substância P, calcitonin gene-related peptide – CGRP, peptídeo relacionado com o gene da calcitonina e fator de necrose tumoral alfa [TNF-a]).
D
A doença arterial periférica é predominantemente infrainguinal e afeta 50% dos pacientes com DM, cinco a dez vezes mais frequente do que em não diabéticos.