O pediatra é chamado para atender na sala de parto a um nascimento a termo. Trata-se de uma gestante com 40 semanas de idade gestacional, sem comorbidades, que realizou 12 consultas de pré-natal, não apresentou nenhuma intercorrência durante a gestação e evoluiu para parto vaginal. A ruptura das membranas amnióticas ocorreu 30 minutos antes, observando-se a presença de líquido amniótico meconial fluido. Ao nascimento, o recém-nascido apresenta choro forte e tônus em flexão. Com base nos dados apresentados e considerando as Diretrizes de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria – 2021, considere as seguintes afirmativas:
1. Recomenda-se que o obstetra proceda à aspiração de vias aéreas do recém-nascido logo após o nascimento.
2. O clampeamento tardio do cordão umbilical está indicado e deve ser realizado entre 1 e 3 minutos.
3. Recomenda-se a realização dos passos iniciais da reanimação e, se o recém-nascido apresentar boa vitalidade, levá-lo assim que possível para permanecer em contato pele-a-pele com sua mãe.
4. Para redução da hipotermia neonatal, recomenda-se manter a temperatura ambiente da sala de parto e da sala de reanimação entre 20 e 23 ºC e garantir que as portas permaneçam fechadas para minimizar as correntes de ar.
Assinale a alternativa correta.