No permanente debate sobre a melhor forma de organizar os sistemas de saúde pelo mundo, observamos intensa tensão entre grupos de opiniões opostas quanto à intervenção do Estado, à integralidade ou não da assistência, à universalidade ou à focalização em parcelas da população mais vulneráveis, entre a gratuidade da assistência ou o co-pagamento. O sistema de saúde com melhor relação custo-benefício, provavelmente é o de Cuba, mas as profundas diferenças de seu regime dificultam comparações com os demais países. Tomando como exemplo sistemas mais bem sucedidos no capitalismo, como os do Canadá, Noruega, Inglaterra, assinale a alternativa compatível com suas principais características:
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2008
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
permanente-debate1026c26108e
A
Forte intervenção do Estado, integralidade da assistência, universalidade do acesso, co-pagamento pelos serviços.
B
Não intervenção do Estado, integralidade da assistência, universalidade do acesso, co- pagamento pelos serviços.
C
Não intervenção do Estado, integralidade da assistência, universalidade do acesso, co- pagamento pelos serviços que não se enquadrem na atenção primária.
D
Forte intervenção do Estado, integralidade da assistência, universalidade do acesso, ausência de co-pagamento pelos serviços.
E
Forte intervenção do Estado, integralidade da assistência, universalidade do acesso, co- pagamento pelos serviços que não se enquadrem na atenção primária.