A pesquisa do bacilo álcool-ácido resistente (BAAR), pelo método de Ziehl-Nielsen, é uma técnica simples e de baixo custo, sendo a mais utilizada no diagnóstico da TB. A baciloscopia do escarro, quando executada corretamente, permite detectar a maioria dos casos pulmonares. Sendo INADEQUADO que:
Questão
SP - Hospital do Câncer de Barretos - HCB
2019
Residência (Acesso Direto)
pesquisa-bacilo-alcool4449894c3c
A
Nos casos em que houver indícios clínicos e radiológicos de tuberculose e as duas baciloscopias apresentarem resultado negativo, podem ser solicitadas amostras adicionais, conforme avaliação individual, além da solicitação de cultura.
B
Outros espécimes clínicos podem ser utilizados para a investigação do M. tuberculosis, como urina, secreção purulenta de lesões sugestivas, lavados gástricos e brônquicos, escarro induzido, materiais de biópsia e de ressecção.
C
Nos materiais para a investigação do M. tuberculosis, a sensibilidade da baciloscopia é bem menor do que no escarro e, por isso, a cultura nessas amostras é obrigatória.
D
A PCR identifica material genético de microrganismos vivos ou mortos e está indicada para o acompanhamento do tratamento.