Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2022
Residência (Acesso Direto)
planejamento-familiar639c010eec
O planejamento familiar é um direito sexual e reprodutivo, o qual assegura a livre decisão da pessoa sobre ter ou não filhos, não podendo haver imposição sobre o uso de métodos anticoncepcionais ou sobre o número de filhos. A Constituição Federal e a Lei n° 9.263, de 12 de janeiro de 1996 asseguram esse planejamento e o regulamentam, devendo ser garantido pelo governo. Conforme esses dispositivos legais,
A
o implante subdérmico de etonogestrel é um método contraceptivo reversível de longa duração (3 anos), podendo provocar amenorréia.
B
os anticoncepcionais orais de progestágeno isolado (desogestrel), empregados durante a amamentação, devem ser substituídos assim que diminuir a frequência das mamadas, pois eles terão sua eficácia comprometida na ausência dela.
C
os anticoncepcionais orais combinados estão contraindicados para pacientes com familiares de primeiro grau com história de trombose venosa profunda, conforme os critérios de elegibilidade da OMS (2015).
D
o DIU de cobre evita a ocorrência de distúrbios disfóricos pré-menstruais, pelo fato de não conter hormônios em sua composição, sendo indicado nesses tipos de sintomatologia.