O planejamento pré-concepcional deve preceder a gravidez, como um investimento. Uma porcentagem significativa de gestações não é planejada e potenciais danos ao desenvolvimento fetal podem surgir antes mesmo da gravidez ocorrer. Um homem transgênero de 28 anos de idade, com relacionamento homoafetivo, procura o serviço especializado com desejo de gravidez. Possui catamênios regulares, nega tentativa de gravidez pregressa, nega comorbidades e nega hormonização. Em relação ao desejo gestacional nesse paciente em específico, a conduta mais adequada quanto ao planejamento pré-concepcional é:
Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2023
Residência (Acesso Direto)
planejamento-pre81fc418bf8
A
indicar fertilização in vitro com útero de substituição, pois se trata de um homem transgênero.
B
indicar início de hormonização para aumentar a possibilidade de gestação espontânea e encaminhar para pré-natal de alto risco quanto beta Hcg positivo.
C
indicar seguimento em pré-natal de risco habitual e sugerir suplementação de ácido fólico para o paciente já no período pré- concepcional.
D
indicar ovodoação e sugerir utilização do gameta masculino do paciente para implantação no seu cônjuge
E
encaminhar o casal para serviço de adoção, pela inviabilidade de gravidez em homem transgênero com relacionamento homoafetivo.