Em um plantão na enfermaria, um médico admite criança de 3 anos de idade para investigação de quadro febril. Mãe relata febre persistente de início há nove dias. Refere que, no início do quadro, os olhos ficaram vermelhos, sem eliminação de secreção, agora já em melhora. Ao exame físico, observa-se ainda exantema micropapular difuso, eritema dos lábios com língua em framboesa, nódulo cervical à direita medindo cerca de 2 cm, sem sinais flogísticos e edema e eritema das mãos, sem outras alterações, hemodinamicamente estável. Mãe negou comorbidades, alergias ou uso de medicações. Vacinação em dia. Diante do quadro apresentado, qual a conduta mais indicada?
Questão
MG - Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - SCMBH
2020
Residência (Acesso Direto)
planta-enfermaria10481ff44ea
A
Solicitar sorologias para as doenças exantemáticas mais comuns e aguardar para diagnóstico preciso, antes de iniciar qualquer tratamento.
B
Solicitar exames laboratoriais, como VHS, PCR, hemograma e ecocardiograma; contudo, resultados não devem atrasar o início do tratamento.
C
Iniciar tratamento com imunoglobulina (2 g/kg, dose única) e AAS em altas doses (80- 100 mg/kg), que deve ser mantido por no mínimo um ano após diagnóstico.
D
Aguardar realização de ecocardiograma para posteriormente avaliar início do tratamento específico com imunoglobulina e AAS.