Questão
SP - Faculdade de Medicina de Marília - Famema (Hospital das Clínicas da Famema)
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
planta-maternidade8017b7bbaf
Em um plantão na maternidade, nasce uma criança com 33 semanas de um parto emergencial realizado devido a complicações maternas. O recém-nascido apresenta-se sem respirar e frequência cardíaca de 80 bpm ao nascimento. Após a recepção, estímulo tátil e realização das manobras iniciais, não há melhora significativa na frequência cardíaca ou início da respiração espontânea.

Com base nas diretrizes de reanimação neonatal mais atuais, qual é a sequência correta de ações que devem ser tomadas para a reanimação desse neonato prematuro?
A
Iniciar ventilação com pressão positiva (VPP) utilizando ar ambiente, avaliar a frequência cardíaca após 30 segundos e, se permanecer abaixo de 100 bpm, iniciar compressões torácicas.
B
Administrar oxigênio a 100% imediatamente através de máscara e balão, iniciar compressões torácicas simultaneamente com ventilação com pressão positiva (VPP) na proporção de 3:1 e reavaliar após 60 segundos.
C
Deve-se iniciar ventilação com pressão positiva (VPP) utilizando uma mistura de ar e oxigênio (iniciando com FiO2 de 30%), ajustar a FiO₂ com base na oximetria de pulso (que deve ser instalada imediatamente) e, se a frequência cardíaca permanecer abaixo de 60 bpm, após intubação, iniciar compressões torácicas.
D
Realizar intubação traqueal imediata para garantir uma via aérea segura, iniciar ventilação com pressão positiva (VPP) com oxigênio a 100% e, se não houver resposta, considerar a administração de adrenalina intravenosa.