Questão
GO - Unievangélica - Centro Universitário de Anápolis - UEVA
2022
Residência (Acesso Direto)
pneumocistose-PCP-e691bd2b44b
A pneumocistose (PCP) é uma doença oportunista muito comum entre pacientes imunossuprimidos pelo vírus HIV. Ela pode ocorrer por reatividade de infecção latente ou por reinfecção. Depois de inalado, o Pneumocystis escapa das defesas do trato respiratório superior e deposita-se nos alvéolos. Neste local, o macrófago alveolar vai prontamente fagocitar o patógeno e destruí-lo, desencadeando uma reação inflamatória local. 

Sobre a fisiopatogenia da pneumocistose e seu tratamento, pode-se afirmar que:
A
o paciente com AIDS, por ter sua imunidade celular prejudicada, tende a ter uma apresentação clínica de PCP mais branda e, na maioria das vezes, não necessita realizar tratamento medicamentoso específico.
B
Sulfametoxazol-trimetoprim é a droga de escolha para tratamento da PCP e deve ser utilizada na dose de 5mg/kg/dia de seu componente trimetoprim, com duração de 21 dias.
C
a densidade parasitária em forma de trofozoíto no tecido pulmonar não é responsável pela extensão da reação inflamatória desencadeada pelo Pneumocystis e, portanto, a gravidade da doença independe desse mecanismo.
D
a presença de exsudato inflamatório nos alvéolos pode levar a uma diminuição da oferta de oxigênio ao paciente e, portanto, o uso do corticoesteroides é um dos pilares de tratamento desta doença quando o paciente tem indícios de hipoxemia.