Sobre as políticas de saúde no Brasil do período da República Velha (1889-1930) até o da "Nova República" (1985-1988), pode-se afirmar, exceto:
Questão
BA - Sistema Único de Saúde - SUS Bahia
2010
Residência (Acesso Direto)
politicas-sau-Brasil22e306c5d2
A
As epidemias e as doenças pestilenciais no início do século XX que ameaçavam o modelo econômico agrarioexportador trouxeram como resposta do Estado a organização dos serviços de saúde pública e a realização de campanhas sanitárias.
B
A medicina previdenciária na "Era Vargas" (1930-1964) organizou-se através dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (lAPS) para os trabalhadores rurais e do mercado informal.
C
As políticas de saúde executadas pelos governos militares privilegiaram o setor privado através da compra de serviços de assistência médica e empréstimos com subsídios.
D
No período da Nova República, os movimentos sociais que defendiam a democratização da saúde difundiram a proposta da Reforma Sanitária, debatida durante a 8ª Conferência Nacional de Saúde.
E
A concepção ampliada de saúde presente na Constituição de 1988 aponta para a necessidade de políticas públicas intersetoriais que envolvam a área econômica e os setores sociais.