Questão
PR - Hospital Angelina Caron - HAC PR
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
prematuridade24452f6e22a
A prematuridade permanece, nos dias atuais, como sério problema perinatal, sendo responsável por em torno de 75% de toda a morbidade e mortalidade neonatais. Nos Estados Unidos da América, tem sido responsável por 70% de todas as mortes neonatais, um terço das mortes infantis e por 25% a 50% dos casos com alterações neurológicas tardias (ACOG, 2016). Assinale a alternativa correta:

I. A utilização de substâncias tocolíticas, capazes de inibir a atividade contrátil do miométrio, é uma estratégia importante para tentar reduzir os índices de prematuridade espontânea, tais como terbutalina e nifedipino.

II. Apesar de o sulfato de magnésio não apresentar atividade tocolítica satisfatória, nos últimos anos tem sido enfatizado seu papel na neuroproteção ao concepto, diminuindo as chances de paralisia cerebral. Diversos protocolos propostos por importantes sociedades são favoráveis à sua utilização em gestantes com idade gestacional inferior a 32 semanas.

III. O uso de corticoterapia antenatal é recomendada entre 24 e 34 semanas de gestação, e previnem complicações respiratórias neonatais.

IV. O chamado ciclo de corticoide pode ser realizado preferencialmente com betametasona (12 mg intramuscular por dia, em dois dias consecutivos) ou com dexametasona (6 mg intramuscular a cada 12 horas, por dois dias). Seu efeito benéfico já pode ser notado após as primeiras horas do início da medicação, mas o efeito ideal ocorre após 24 horas de completado o esquema terapêutico. A ação possui duração de até sete dias.

(TRATADO DE OBSTETRICIA FEBRASGO, CAPITULO 26, TRABALHO DE PARTO E PARTO PRÉ TERMO: DO CONCEITO AO CUIDADO)
A
Estão corretas as alternativas I e IV.
B
Estão corretas as alternativas I e II.
C
Todas as alternativas estão corretas.
D
Estão corretas as alternativas II e III.
E
Estão corretas as alternativas III e IV.