A prematuridade representa um dos maiores desafios da Obstetrícia moderna, sendo a principal causa de morbimortalidade neonatal. Apesar dos avanços nas últimas décadas, sua incidência permanece inalterada no Brasil. Com o objetivo de diminuir a incidência dos partos prematuros, atualmente buscam-se estratégias capazes de prevenir esse acontecimento. Marque a resposta INCORRETA quanto aos principais preditores de risco e métodos de prevenção.
Questão
RN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
2019
Residência (Acesso Direto)
prematuridade6181612412
ANULADA
A
O trabalho de parto prematuro apresenta fisiologia heterogênea e pode ter etiologias diferentes. Entretanto, alguns fatores de risco já estão bem estabelecidos, sendo os principais: história anterior de parto prematuro espontâneo, gestações múltiplas e sangramento vaginal no segundo trimestre.
B
As infecções também representam um fator de risco, em especial, a corioamnionite, a pielonefrite e a bacteriúria assintomática.
C
Já está bem estabelecido pela literatura que o tratamento de gestantes com bacteriúria assintomática reduz a incidência de parto prematuro. Portanto, o exame de cultura da urina deve ser realizado no último trimestre para as gestantes.
D
No que diz respeito às gestantes assintomáticas, porém com fatores de risco para parto prematuro (em especial, história anterior de parto antes de 37 semanas), indica-se a realização da medida do comprimento do colo por meio do ultrassom transvaginal entre 22 e 24 semanas