Questão
SP - Hospital Alemão Oswaldo Cruz - HAOC
2024
Residência (Acesso Direto)
prescrica-antibiotico98ca0eeeca
A prescrição de antibiótico oral no tratamento de otite média aguda em pediatria é empírica, tomando-se a decisão baseado na sintomatologia do paciente. Há situações nas quais o antibiótico é considerado mandatório, mas existem situações nas quais a conduta expectante, com prescrição de sintomáticos e reavaliação, é uma conduta aceitável, devido a possibilidade de ser uma infecção viral autolimitada. Considerando uma criança hígida, sem sinais de sepse ou toxemia, sem otorreia, e com possibilidade de reavaliação, quais as recomendações da Academia Americana de Pediatria (AAP) para uma conduta expectante, baseado na idade, no quadro clínico e na lateralidade?
A
5 meses de idade; quadro de tosse, coriza e febre de 38º C há 1 dia; otoscopia com sinais de otite unilateral.
B
18 meses de idade; quadro de coriza, inapetência e febre de 38,3º C há 1 dia; otoscopia com sinais de otite bilateral.
C
2 anos de idade; quadro de obstrução nasal, coriza, otalgia intensa e inapetência há 2 dias, sem febre; otoscopia com sinais de otite unilateral.
D
3 anos de idade; quadro de tosse, coriza, otalgia leve e febre de 38,3° C há 1 dia; otoscopia com sinais de otite bilateral.
E
4 anos de idade; quadro de obstrução nasal, coriza, otalgia leve e febre de 39,3º C há 2 dias; otoscopia com sinais de otite unilateral.