Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
prevalencia-Doenc44e01b364f
A prevalência da Doença Renal Crônica (DRC) tem aumentado no mundo inteiro, sobretudo devido ao envelhecimento populacional e ao aumento dos casos de doenças crônicas não degenerativas, como o diabetes mellitus e a hipertensão. 

Assinale a alternativa CORRETA em relação à avaliação diagnóstica da DRC:
A
A albuminúria é um achado comum, porém não universal na DR C. É considerada um marcador tardio de doença glomerular, aparecendo geralmente após a redução da TFG.
B
A associação entre DRC, isto é, TFG < 60 ml/min/1,73 m², e maior risco de mortalidade cardiovascular é ainda controversa na literatura, sugerindo que valores mais baixos de TFG devem ser usados como ponto de corte para o diagnóstico da DRC.
C
A estimativa da TFG, a partir da creatinina sérica, por meio de fórmulas como a MDRD e a CKD-EPI, não deve ser utilizada para o diagnóstico, estadiamento e seguimento da DRC devido aos fatores não renais que interferem com o nível sérico da creatinina, como gênero, raça, idade e massa muscular.
D
A presença de alterações do sedimento urinário, como hematúria, cilindros hemáticos e cilindros leucocitários, não é sugestiva de lesão renal.
E
Pacientes com albuminúria persistente (> 3 meses) devem ser considerados portadores de doença renal crônica, mesmo na ausência de diminuição da Taxa de Filtração Glomerular (TFG).