O processo de amamentação sofreu profundas mudanças entre 1950 e 1970, devido à progressiva substituição do aleitamento materno por fórmulas lácteas. Esse fenômeno deveu-se sobretudo à pressão publicitária e aos interesses econômicos da indústria de alimentos no período. A importância do aleitamento materno só foi retomada na década de 1970, após estudos científicos comprovarem que os benefícios que oferece às crianças e lactantes são muito maiores em qualidade e quantidade se comparados ao aleitamento artificial. Assinale das alternativas a seguir, a que não seria considerada correta.
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2017
Residência (Acesso Direto)
processo-amamentaca86ab8b5429
A
O desenvolvimento das glândulas mamárias no sexo feminino inicia-se no período puberal e só atinge plenitude caso a mulher engravide e amamente, o que confere à gravidez e ao período de amamentação papel imprescindível no crescimento e na diferenciação das mamas.
B
No aleitamento materno exclusivo a criança recebe somente leite humano de sua mãe ou ama-de-leite, ou leite humano ordenhado, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, suplementos minerais ou medicamentos.
C
Os cuidados dispensados com os mamilos devem incluir exposição solar e higiene com água. Recomenda-se evitar o uso de lubrificantes e sabonetes, nos primeiros por exacerbar a oleosidade da pele local e os últimos por ressecá-la em demasia.
D
A galactocinese relaciona-se com o conjunto de eventos que visa à manutenção da produção e da ejeção do leite. A lactopoese, por sua vez, é mecanismo que descreve a excreção do leite durante a sucção das mamas pelo neonato.
E
A lactogênese não ocorre durante a gravidez em razão do efeito inibitório do estriol, da progesterona e do hormônio lactogênico placentário sobre os efeitos da prolactina nos alvéolos.