A profissão médica reúne uma série de gratificações psicológicas, dentre elas o sentir-se competente, receber reconhecimento e gratidão. No decorrer da formação e da vida profissional, entretanto, o médico se defronta com dificuldades que podem não corresponder ao que é esperado como gratificação. O grau de idealização da profissão gera expectativas e, se não correspondidas, geram frustrações repercutindo na sua saúde. Sobre esta afirmação, qual é a alternativa mais adequada?
Questão
SP - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Hospital Universitário da UNIFESP)
2023
Residência (Acesso Direto)
profissa-medica-reune61f677c3c7
A
Não se sustenta, pois pesquisas mostram que a percepção dos médicos em relação às mudanças na sua vida profissional melhoram ao longo dos anos para a maior parte dos itens avaliados.
B
Corresponde à realidade, pois pesquisas mostram que, mesmo com a atenção dos cursos médicos para a formação, médicos apresentam prevalência alta de sintomas psiquiátricos, fadiga e ideação suicida.
C
Não se sustenta, dado que uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina mostra que os médicos referem ser acometidos com a mesma frequência pelas doenças que mais incidem na população geral.
D
Corresponde à realidade, tanto que nos cursos médicos, ao longo da formação, o aluno é preparado para enfrentar estas situações de frustração, de forma que elas dificilmente afetem sua saúde.