Questão
SP - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE
2023
Residência (Acesso Direto)
profissional-medico86714aae77
Um profissional médico atende, pela primeira vez, via telemedicina, um rapaz de 23 anos de idade, assintomático, sem patologias de base, que solicita “troca” de pedido de exames de sangue e urina com 48 itens, feito por profissional nutricionista. Refere que o laboratório e o convênio não aceitam pedido de nutricionista. O médico afirma que não se sente confortável em realizar essa “troca” de guia, pois acredita que a maioria dos exames pedidos não tem indicação clínica.

Nesse caso hipotético, de acordo com o Código de Ética Médica, o médico
A
deve acatar a solicitação, pois, no processo de tomada de decisões profissionais, de acordo com seus ditames de consciência e as previsões legais, o médico aceitará as escolhas de seus pacientes relativas aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por eles expressos, desde que adequadas ao caso e cientificamente reconhecidas.
B
não deve acatar a solicitação, pois é vedado ao médico delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivas da profissão médica. 
C
deve acatar a solicitação, pois é vedado ao médico deixar de garantir ao paciente o exercício do direito de decidir livremente sobre sua pessoa ou seu bem-estar, bem como exercer sua autoridade para limitá-lo. 
D
tem o direito de não acatar a solicitação, pois é vedado ao médico praticar ou indicar atos médicos desnecessários ou proibidos pela legislação vigente no País. 
E
não deve acatar a solicitação, pois deve recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.