A proteção de profissionais de saúde por intermédio da vacinação é parte importante no controle e prevenção de infecções para profissionais de saúde e seus pacientes, em especial os imunossuprimidos, que têm risco de complicações graves se adquirirem uma doença imunoprevenível. Quanto aos procedimentos relativos à imunização de profissionais e estudantes da área de saúde segundo o esquema recomendado pelo Ministério da Saúde no Brasil, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) São indicadas duas doses na vida de vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). para profissionais de saúde até 29 anos.
( ) Para ser considerado protegido contra o tétano, um profissional de saúde que perdeu a carteira de vacinas e não possui qualquer outro registro de suas vacinas deverá fazer uma dose da vacina dupla tipo adulto (dT) e reforços a cada 10 anos.
( ) Para profissional de saúde com esquema de três doses de vacina contra hepatite B e que, ao fazer sorologia após 10 anos da última dose, apresentou dosagem de anti-AgHBs < 10 UI/ml, é recomendada uma nova dose da vacina e repetir a sorologia 30 a 60 dias após.
( ) Os profissionais de saúde que trabalham na área assistencial, sem história de varicela ou com história duvidosa, devem receber a vacina, principalmente aqueles em contato com pacientes imunodeprimidos e os da área de pediatria.
( ) Entre as vacinas indicadas para os profissionais de saúde, recomende-se a vacinação anual contra influenza e a vacina pneumocócica polissacarídica 23.