Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2024
Residência (Acesso Direto)
psoriase787965500
Sobre a psoríase, assinale a alternativa correta.
A
A variante em placas é a mais comum e pode ser observada em até 90% dos pacientes. As lesões eritemato-escamosas e bem delimitadas geralmente afetam, de forma simétrica, a face de extensão dos membros, couro cabeludo e região sacra.
B
O fenômeno isomórfico de Köbner expressa situação na qual o traumatismo local, imposto a uma placa de psoríase, resulta no desaparecimento da lesão e no surgimento de pele aparentemente sã no local.
C
O sinal de Ausptiz, o sinal da vela ou orvalho sangrante e o halo de Woronoff (zona clara perilesional) são obtidos através da curetagem metódica do Brocq e ajudam no diagnóstico de psoríase.
D
O quadro histológico da psoríase é bastante específico e característico. Em uma lesão definida ocorre achatamento dos cones epiteliais, com capilares dilatados e tortuosos. Na epiderme ocorre paraqueratose e desaparecimento da camada granular.
E
A forma gotada ou em gotas, mais comum em crianças e adolescentes, é precedida em 56 a 85% dos casos por uma infecção estafilocócica de vias aéreas superiores, e costuma resolver espontaneamente após 2 a 3 meses.