A punção arterial para monitorização invasiva é procedimento frequente na medicina interna e na terapia intensiva. Assinale a alternativa que descreve corretamente a técnica de punção da artéria radial.
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2024
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
punca-arterial-para25399a1b36
A
Deve-se inserir a agulha de punção a 90º em relação à artéria, preferencialmente guiada por US em tempo real. Após canulação, deve-se inserir fio-guia para garantir a passagem do cateter.
B
Deve-se inserir a agulha de punção a 30 a 40º em relação à artéria, preferencialmente guiada por US em tempo real. O uso de fio-guia é contraindicado em punções arteriais, portanto o cateter deve ser inserido seguindo o trajeto da agulha.
C
Deve-se inserir a agulha de punção a 90º em relação à artéria, preferencialmente guiada por US em tempo real. O uso de fio-guia é contraindicado em punções arteriais, portanto o cateter deve ser inserido seguindo o trajeto da agulha.
D
Deve-se inserir a agulha de punção a 30 a 40º em relação à artéria, preferencialmente guiada por US em tempo real. Após canulação, deve-se inserir fio-guia para garantir a passagem do cateter.
E
Deve-se inserir a agulha de punção a 60 a 70º em relação à artéria, preferencialmente guiada por US em tempo real. O uso de fio-guia é contraindicado em punções arteriais, portanto o cateter deve ser inserido seguindo o trajeto da agulha.