O quadro de delirium é uma entidade clínica muito frequente na população geriátrica, principalmente no contexto de internação hospitalar. Acerca do tratamento desse quadro, assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE
2022
Residência (Acesso Direto)
quadro-delirium-e25e7f4357a
A
Após o diagnóstico de delirium, faz-se necessário o uso rotineiro de neurolépticos, podendo eles ser típicos, como, por exemplo, o haloperidol, ou atípicos, como, por exemplo, a quetiapina.
B
Em alguns momentos, os pacientes podem desenvolver quadro de agitação e, nessas situações, prefere-se a contenção física do indivíduo, em detrimento da contenção medicamentosa, devido ao risco de sedação e broncoaspiração com o uso de neurolépticos.
C
Por se tratar de um quadro com muitas alucinações visuais, tremores a agitação, a droga de escolha é o benzodiazepínico, pois é a melhor droga para controlar o quadro de abstinência.
D
Por se tratar, primeiramente, de um quadro de etiologia multifatorial, deve-se atuar nos fatores desencadeantes. Em situações de agitação e riscos ao paciente, está autorizada a contenção farmacológica e, até mesmo, a contenção física, no entanto esta última nunca deve ser uma medida isolada.
E
Como o principal fator desencadeante é infeccioso, uma vez diagnosticado o delirium, é fundamental a instituição de antibioticoterapia para o tratamento da possível infecção ou para o afastamento dessa possibilidade.