Questão
SP - Faculdade de Medicina do ABC
2023
Residência com pré-requisito - R+ Mastologia
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
quadro-diagnostico1371d18be0
Em relação ao quadro, diagnóstico e tratamento da hiperprolactinemia, assinale a alternativa é correta.
A
A gestação é a causa fisiológica mais comum. O uso de medicamentos é a causa não fisiológica mais frequente, sendo antipsicóticos e antidepressivos os que mais frequentemente causam hiperprolactinemia.
B
Medicamentos procinéticos, tais como domperidona e metoclopramida, podem causar hiperprolactinemia, sendo os antipsicóticos e os antidepressivos aqueles que mais frequentemente causam hiperpro- lactinemia, mas sempre em um contingente de 5-8%, somente.
C
Os tumores produtores de PRL (prolactinomas) são responsáveis por cerca de 20% a 30% dos casos de hiperprolactinemia patológica; de acordo com o tamanho, são classificados em microprolactinomas (tumores menores que 30 mm em seu maior diâmetro) e macroprolactinomas (maiores que ou iguais a 30 mm).
D
Doenças sistêmicas, tais como cirrose hepática e insuficiência renal, podem cursar com elevação da PRL em pouquíssimos casos, mas o hipotireoidismo e as doenças autoimunes também estão associados à hiperprolactinemia, embora não se obtenha a normalização da PRL após o início do tratamento com levotiroxina.
E
Existem casos de hiperprolactinemia rotuladas como idiopáticos, tratando-se, possivelmente, de pequenos adenomas produtores de PRL, não detectados pelo exame de imagem. Na maioria dos casos de hiperprolactinemia idiopática, os níveis de PRL não ultrapassam 1000 mg.