Questão
GO - Hospital e Maternidade Dona Iris - HMDI
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
qual-NA-enquadra115a0e317c
Das alternativas abaixo qual NÃO se enquadra nas patologias do esôfago:
A
Exames de alta complexidade como tomografia ou ressonância não necessariamente são mandatórios na avaliação inicial de ingestão de corpo estranho (CE), que não está restrita somente a crianças. Neste contexto, a radiografia simples pode evidenciar material radiopaco no trajeto e descartar perfurações. No contexto de CE esofágico, a remoção urgente deve ser realizada na presença de sintomas respiratórios ou sialorréia.
B
Remoção de pilhas e baterias é mandatória de imediato, mesmo caso já tenham alcançado o estômago, independente do tamanho, pelo risco de estenose e perfuração e o mesmo se aplica à ingestão de pacotes de cocaína.
C
A cardiomiotomia anterior, associada à fundoplicatura em 3 planos, atualmente é a prática mais utilizada para tratamento da acalásia inicial e megaesôfagos não avançados.
D
Urgências oncológicas no câncer de esôfago geralmente se manifestam por sangramentos, perfurações e obstrução e geralmente o tratamento cirúrgico definitivo para a doença não é indicado como abordagem inicial.