No que concerne aos acidentes ofídicos no Brasil, de grande relevância na área rural, são válidas as seguintes afirmativas, EXCETO:
Questão
MG - Processo Seletivo Unificado - PSU MG
2013
Residência (Acesso Direto)
que-concerne-aos202f271868
A
A fácies miastênica ou neurotóxica constitui a expressão clínica mais comum no envenenamento por coral verdadeira (gênero Micrurus), ao passo que no envenenamento por surucucu-pico-de-jaca (gênero Lachesis) as manifestações clínicas são indistinguíveis daquelas observadas no acidente botrópico, a menos que, no acidente laquético, apareçam manifestações vagais como bradicardia, hipotensão arterial, cólicas abdominais e diarreia.
B
As manifestações locais (dor, edema, equimose, formação de bolhas e necrose cutânea) são evidentes nos acidentes por Crotalus durissus, mas inexpressivas nos acidentes por serpentes do gênero Bothrops.
C
O gênero Bothrops responde pela maior parte das serpentes peçonhentas encontradas no País, ao passo que o gênero Crotalus é representado por uma única espécie (Crotalus durissus).
D
O veneno de Crotalus durissus provoca manifestações neurológicas (turvação visual, ptose palpebral, oftalmoplegia), rabdomiólise, mioglobinúria e insuficiência renal aguda.