Em relação ao raciocínio clínico e às habilidades de comunicação da profissional, é correto afirmar que um profissional da Atenção Primária em Saúde (APS):
Questão
SE - Universidade Federal de Sergipe - UFS (Hospital Universitário de Sergipe)
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
raciocinio-clinico-as244ab298af
A
Ao lidar com uma queixa que pode apresentar-se de maneira indiferenciada como a cefaleia, deveria dar segurança e certeza ao paciente e acompanhante de que o diagnóstico e tratamento estão corretos e de que vão ter o problema resolvido.
B
Ao lidar com uma queixa que pode apresentar-se de maneira indiferenciada como a cefaleia, deveria pesquisar sinais de alerta, usar o tempo como recurso diagnóstico e evitar dar um diagnóstico e uma certeza precipitada ao paciente e acompanhante.
C
Ao lidar com uma queixa que pode apresentar-se de maneira indiferenciada como a cefaleia, deveria usar a técnica da cedência total (‘tudo bem, vamos fazer o exame’). Assim, complementaria o diagnóstico com maior certeza e ainda reforçaria o vínculo.
D
Ao lidar com uma queixa que pode apresentar-se de maneira indiferenciada como a cefaleia, deveria encaminhar o paciente para o especialista, no caso o neurologista, para que este pudesse realizar uma investigação mais aprofundada do caso.