A radiografia de tórax, para avaliar um quadro de Pneumonia pode indicar condições associadas, tais como obstrução brônquica ou derrame pleural, e é também útil na monitorização da resposta ao tratamento. A realização da radiografia de tórax em incidência posteroanterior e em perfil, pois além de ser essencial para o diagnóstico, auxilia na avaliação da gravidade, identifica o comprometimento multilobar e pode sugerir etiologias alternativas, tais como abscesso e TB. Somente podemos considerar inadequado que:
Questão
RO - Hospital de Câncer de Barretos - HCB - RO
2018
Residência (Acesso Direto)
radiografia-torax-para753bd2157c
A
A radiografia de tórax constitui o método de imagem de escolha na abordagem inicial da pneumonia adquirida na comunidade PAC, pela sua ótima relação custo-efetividade, baixas doses de radiação e ampla disponibilidade.
B
A presença de cavidade sugere etiologia por anaeróbios, Staphylococcus aureus e eventualmente bacilos gram-negativos. A TB deve ser sempre pesquisada nesses casos. O abaulamento de cissura é um achado inespecífico que reflete intensa reação inflamatória.
C
A resolução radiológica ocorre de maneira relativamente rápida, antes da recuperação clínica. A resolução completa das alterações radiológicas ocorre em duas semanas após a apresentação inicial na metade dos casos e, em seis semanas, em dois terços dos casos.
D
No caso de derrame pleural com altura superior a 5 cm, estimada a partir do recesso posterior em radiografia de tórax obtida na projeção lateral em ortostatismo, ou no caso de derrame loculado, deve-se considerar a realização de toracocentese para excluir o diagnóstico de empiema ou de derrame parapneumônico complicado.