Um rapaz de 18 anos vai ao pronto-socorro com queixa de dor abdominal há 6 dias, associada a náuseas e inapetência, desde o início do quadro. Refere febre, mas não mediu. Diz que a dor se iniciou em região de mesogástrio e agora se localiza basicamente em fossa ilíaca direita. Seu estado geral é bom. É feita a hipótese de apendicite aguda, com provável abscesso. É correto afirmar:
Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2019
Residência (Acesso Direto)
rapaz-18-anos-vai68b50118fd
A
A conduta para apendicite aguda é sempre cirurgia de urgência. O diagnóstico éeminentemente clínico e os exames de imagem não modificam a conduta. Por isso, em princípio, devem ser dispensados.
B
A apendicectomia deve ser preferencialmente por via aberta, quando houver três oumais dias de história ou leucocitose > 16.000/mm³.
C
Deve fazer tomografia de abdome e pelve; se tiver abscesso periapendicularbloqueado, é possível fazer o tratamento inicial com drenagem do abscesso guiada por exame de imagem, tratar com antibioticoterapia e programar apendicectomia para outro momento.
D
Se tiver clinicamente sinais sugestivos de sepse, deve ser tratado inicialmente comantibioticoterapia e expansão volêmica, retardando a apendicectomia para quando estiver estabilizado totalmente.
E
Seu tratamento provavelmente exigirá colectomia direita.