Sobre o rastreamento de câncer de colorretal, é correto afirmar, EXCETO:
Questão
PB - Universidade Federal da Paraíba - UFPB (Hospital Universitário Lauro Wanderley - HULW)
2019
Residência (Acesso Direto)
rastreamento-cancer114e57edd5
A
O método preferencial é a colonoscopia.
B
A Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF) é um teste anual adequado quando duas ou três amostras são coletadas pela própria paciente e retornadas para análise. Este método é baseado em reação de oxidação química entre a porção heme do sangue e o ácido alfa guaiacônico, um componente do papel guáiaco. O heme catalisa a oxidação do ácido alfa guaiacônico pelo peróxido de hidrogênio, o componente ativo no reagente. Esta oxidação produz uma coloração azul.
C
A vitamina C apresenta propriedade oxidativa que pode induzir resultados falso- positivos.
D
O rastreamento pode ser completado com teste de DNA nas fezes (fDNA) que identifica diversas mutações específicas de DNA relacionadas com tumor em células eliminadas de neoplasia colônica no conteúdo intestinal. Esse teste atualmente não é amplamente usado, e uma desvantagem significativa é seu alto custo em comparação com outros testes de rastreamento.
E
Alguns indivíduos devem ser rastreados com maior frequência. Neste grupo, estão incluídas aquelas com antecedente pessoal de câncer colorretal ou com familiar de primeiro grau portador de câncer de colo; aquelas com doença intestinal inflamatória crônica; com pólipos adenomatosos prévios ou com alguma síndrome de câncer de colo hereditário conhecida ou suspeita, como câncer não polipoide hereditário (HNPCC).