No rastreamento, os exames são aplicados em pessoas sadias, o que implica garantia de benefícios relevantes frente aos riscos e danos previsíveis e imprevisíveis da intervenção. Tanto o rastreamento como o diagnóstico podem usar vários métodos e exame, assim como vários limiares ou pontos de corte para designar a condição (ENGELGAU, 2000). Portanto um exame positivo não implica fechar um diagnóstico, necessitando-se de outro exame confirmatório com maior especificidade para a doença, para que se possa estabelecer um diagnóstico definitivo, exemplo no caso de câncer do colo uterino. Para que o programa de rastreamento, seja efetivo, deve-se garantir o rastreamento da maioria da população susceptível, caso o contrário, não haverá redução nos indicadores de morbimortalidade. Dentro do programa de rastreamento, quatro aspectos são importantes: Acesso, Agilidade, Melhores evidências e Informação. Dentre estes, podemos afirmar que todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Questão
GO - Universidade de Rio Verde - UNIRV
2019
Residência (Acesso Direto)
rastreamento-exames-sa141592e119e
A
ACESSO: o rastreamento, quando apropriado e estabelecido em um programa organizado, constitui modalidade diagnóstica assistencial, e é um direito assegurado do cidadão a uma atenção a saúde de qualidade, em que há necessidade de requisição de um profissional médico para a realização do teste ou procedimento de rastreamento, visto que se trata de diagnose de um quadro clínico.
B
AGILIDADE: o participante não precisa entrar na rotina assistencial dos serviços de atendimento a saúde (de APS) para a realização do rastreamento nem para o recebimento do resultado, a não ser que seja necessário. É o equivalente ao usuário que vem se vacinar: cumpridos os critérios técnicos estabelecidos, os serviços de APS devem esforçar-se ao máximo para prover- lhe a vacinação rapidamente, sem agendamentos ou dificuldades burocráticas.
C
MELHORES EVIDÊNCIAS: o rastreamento enquanto programa deve ser oferecido à população somente quando comprovado que seus benefícios superam amplamente os riscos e danos, dessa forma, permitindo detecção precoce e tratamento de certas doenças. Entretanto, a adesão ao programa deve ser voluntária e entendida como direito dos cidadãos.
D
INFORMAÇÃO: o participante deve receber orientação quanto ao significado, riscos e benefícios do rastreamento, bem como sobre as peculiaridades e rotinas do programa e dos procedimentos, como exemplo da vacinação, a pessoa vacinada ou seu responsável deve ser orientado sobre os procedimentos, efeitos adversos, objetivos, periodicidade e assim por diante.