Questão
RJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (Hospital Universitário Clementino Fraga Filho -- HUCFF)
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
raza-mortalidade833f02cb30
A razão de mortalidade materna é considerada um importante marcador de saúde e expressa situações de iniquidades entre diferentes regiões. No contexto de emergência da COVID-19, um estudo com dados do Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEPGripe) apontou que de 978 gestantes e puérperas diagnosticadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave por COVID-19, 124 foram a óbito, sendo as falhas na assistência um dos principais fatores relacionados ao desfecho morte (Fonte: Souza A.S.R., Amorim M.M.R. Mortalidade materna pela COVID-19 no Brasil. Rev. Bras. Saúde Matern. Infan., Supl. 1: S257-S261, 2021). 

Pode-se afirmar, em relação à razão de mortalidade materna, que:
A
pode sofrer influência da baixa sensibilidade da declaração de óbito quanto à capacidade de apresentar um registro de morte materna entre as verdadeiras mortes.
B
a comparação dessa razão entre as mais diversas regiões do Brasil não sofre influência da cobertura do Sistema de Informação sobre Mortalidade.
C
ela expressa a razão entre o número de óbitos maternos em uma determinada área e período e o número de mulheres em idade fértil na mesma área e período.
D
a análise de tendência temporal dessa razão para uma determinada região não é influenciada por problemas nas estimativas de nascidos vivos.