Ao realizar a histerectomia laparoscópica, duas estruturas são importantes referências: o paramétrio, estrutura anatômica de tecido conjuntivo e adiposo, vasos sanguíneos e gânglios linfáticos organizados em torno as estruturas vasculares e nervosas que cruzam da parede pélvica aos órgãos pélvicos centrais e o ligamento uterossacro, estrutura fibrosa que se origina na parede do sacro e se estende para frente até se fundir com a fáscia vaginal posterior em ambos os lados do útero. Assinale a assertiva correta quanto às relações anatômicas dessas estruturas ao serem dissecadas:
Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2022
Residência com pré-requisito - Ginecologia e Obstetrícia (R+ GO)
realizar-histerectomia80575ceeeb
A
Separando o ligamento uterossacro: os vasos uterinos e a artéria retal medial mais profundamente, os nervos da raiz esplâncnica pélvica. Já a abertura do paramétrio posterior expõe o plexo hipogástrico inferior.
B
Separando o paramétrio posterior: os vasos uterinos e a artéria retal medial mais profundamente, os nervos da raiz esplâncnica pélvica. Já a abertura do ligamento uterossacro expõe o plexo hipogástrico inferior.
C
Separando o paramétrio posterior: os vasos uterinos e a artéria vesical anterior mais profundamente, os nervos do plexo hipogástrico inferior. Já a abertura do ligamento uterossacro expõe a raiz esplâncnica pélvica.
D
Separando o ligamento uterossacro: os vasos uterinos e a artéria vesical anterior mais profundamente, os nervos da raiz esplâncnica pélvica. Já a abertura do paramétrio posterior expõe o plexo hipogástrico inferior.