Questão
SP - Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE
2009
Residência (Acesso Direto)
recem-nascido-RN-filho106195eb07b
Um recém-nascido (RN), filho de mãe adolescente com 16 anos, nasceu bem, de termo, adequado para a idade gestacional, exame físico sem qualquer alteração. Em alojamento conjunto, com boa sucção. O médico recebe as sorologias para sífilis da mãe e solicita a do RN. Mãe com VDRL 1/4 e TPHA e FTAabs IgG reagentes, sendo que não está disponível o teste para IgM e RN com VDRL 1/2 e TPHA e FTAabs IgG também reagentes. A mãe negava qualquer doença e, no primeiro trimestre de gestação, realizou o exame VDRL, que foi negativo. O pai do RN é seu primeiro e único parceiro. O médico deve:
A
tratar mãe e pai e colher hemograma e realizar Rx de ossos longos no RN e tratá-loapenas se houver alteração em um ou ambos os exames.
B
tratar mãe e pai e considerar passagem transplacentária de anticorpos ao RN, pois ostítulos de VDRL são inferiores aos maternos.
C
colher liquor, hemograma e realizar Rx de ossos longos do RN e iniciar tratamento damãe, do RN e do pai.
D
recomendar o tratamento dos pais e alta ao RN na ausência de manifestações clínicas,associada à sorologia do RN (títulos inferiores aos maternos).
E
realizar sorologia da mãe em 1 mês e verificar o comportamento do VDRL, uma vezque essa alteração pode ser devida à própria gestação ou à presença de fator reumatóide, comum na gravidez de adolescentes.