O reconhecimento do choque séptico em pediatria é de enorme importância para o clínico, principalmente relacionado ao diagnóstico precoce e início da conduta adequada, conforme a faixa etária. A sepse e o choque séptico ainda continuam sendo uma preocupação no atendimento pediátrico, principalmente pelo fato das infecções em pediatria serem mais comuns do que em adultos e o sistema imune deles realizar uma proteção menor, quando comparado com um adulto. Deste modo, o reconhecimento dos sinais precoces de alterações que podem levar ao choque séptico e as condutas que devem ser tomadas nestes casos são essenciais para um desfecho satisfatório com melhor sobrevida das crianças e menor morbidade associada a estes eventos. Dentre as assertivas abaixo, assinale a que está CORRETA:
Questão
TO - Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
2019
Residência (Acesso Direto)
reconhecimento-choque121f5210fc9
A
A hipotensão demonstrou ser um sinal precoce do choque séptico em pediatria, sendo que as últimas recomendações é que as crianças devem ter a sua pressão aferida em consultas, principalmente de emergência.
B
Na definição de choque séptico na criança não se faz necessária a hipotensão, sendo fundamental que o choque séptico seja reconhecido antes da ocorrência da hipotensão pelo seu melhor desfecho.
C
Apesar de bastante utilizado pelos pediatras, a manutenção de uma perfusão tecidual ruim por algumas horas não demonstrou aumentar a mortalidade e a morbidade da criança, sendo mais indicada a aferição da pressão arterial.
D
Caso o paciente seja conduzido com choque séptico e na conduta inicial o antibiótico tenha sido introduzido, este deverá ser mantido até o fim do tratamento, mesmo observando-se que não se tratava de uma infecção bacteriana grave.
E
O uso de antibiótico nos casos de choque sépticos poderá ser adiado até que se obtenham alguns exames básicos para realizar o diagnóstico da criança, sendo imprescindível a administração de líquidos apenas e de drogas vasoativas, quando necessárias.