Questão
GO - Universidade Federal de Goiás - UFG (Hospital das Clínicas de Goiás - HC)
2009
Residência (Acesso Direto)
regia-inguinocrural481da07512
A região inguinocrural está situada na posição de maior declive da parede abdominal anterior. Dessa forma, a pressão abdominal e seus aumentos bruscos são distribuídos com maior intensidade nesse local, resultando o aparecimento de hérnias. 

Os mecanismos fisiológicos de proteção aos aumentos bruscos da pressão abdominal nessa região são:
A
a disposição oblíqua do funículo espermático, a relação de proximidade entre a fáscia transversalis e a fáscia do músculo transverso no anel inguinal profundo, a contração dos músculos oblíquos interno e transverso.
B
a disposição bilaminar da fáscia transversalis, a inserção da fáscia transversalis no ligamento pectinal (Cooper) em situação anterior e superior, a inserção medial da fáscia transversalis no músculo reto abdominal.
C
a composição de predomínio aponeurótico do músculo oblíquo interno, a contribuição deste músculo oblíquo interno na formação do músculo cremaster, a presença do tendão conjunto em decorrência da fusão dos músculos oblíquos do abdome.
D
o reforço lateral da região em decorrência do músculo reto abdominal, a resistência do ligamento pectinal (Cooper), a resistência da fáscia cribiforme junto ao canal femoral.