A regulação do ciclo ovariano depende da complexa interação entre os diferentes níveis de estímulo e o controle da produção do hormônio folículo-estimulante (FSH), do hormônio luteinizante (LH) e dos esteroides. Em relação à fisiologia ovariana, analise as afirmativas a seguir.
I. Concentrações séricas de inibina B são mínimas na fase pré-menstrual. Há um rápido aumento na frequência pulsátil da liberação de GnRH, a qual sobe de um pulso a cada 12 horas na fase lútea tardia para um pulso a cada 30 minutos na fase folicular precoce.
II. O estradiol elevado, atuando em conjunto com inibina A, aumenta as concentrações de FSH e de LH assim como a amplitude dos pulsos de LH. O LH ativa a síntese de androgênios na teca como também inicia a luteinização e a produção de progesterona na camada granulosa.
III. À medida que o folículo dominante é selecionado, a quantidade de receptores de LH nesse folículo, a secreção ovariana de fatores de crescimento intrauterinos e o fator de crescimento semelhante a insulina (IGF-1) aumentam. Nessa circunstância, o folículo dominante cresce cerca de 2mm por dia, até alcançar o tamanho de 22 a 26mm.
IV. Na fase pré-menstrual, em decorrência do aumento da freqüência de pulsos do GnRH, taxas crescentes de FSH iniciam o recrutamento dos folículos primordiais, cada um contendo um oócito parado na primeira divisão meiótica, os quais se desenvolverão no
próximo ciclo.
Das afirmativas estão corretas