Em um reparo cirúrgico aberto de hérnia inguinal, é importante que o cirurgião tenha conhecimento de anatomia e habilidade para preservar estruturas importantes encontradas na região do canal inguinal. No caso de pacientes homens, quais são os nervos (com suas respectivas funções) que devem ser cuidadosamente dissecados e preservados nesse procedimento?
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2023
Residência (Acesso Direto)
reparo-cirurgico517933c83c
A
Ramo genital do nervo genitofemoral (sensibilidade lateral do escroto); nervo ilio-hipogástrico (sensibilidade da região inguinal e púbis / base do pênis); nervo ilioinguinal (sensibilidade de região medial superior da coxa).
B
Ramo femoral do nervo genitofemoral (sensibilidade lateral da perna); nervo ilioinguinal (sensibilidade de região medial superior da coxa); nervo obturador (motricidade – adução da perna).
C
Nervo obturador (motricidade – adução da perna) e nervo cutâneo femoral lateral (sensibilidade de região lateral superior da coxa).
D
Nervo femoral (motricidade e sensibilidade da perna); nervo ilio-hipogástrico (sensibilidade de região medial superior da coxa); nervo ilioinguinal (sensibilidade da região inguinal e púbis / base do pênis).
E
Ramo genital do nervo genitofemoral (sensibilidade lateral do escroto); nervo obturador (motricidade – adução da perna); nervo ilioinguinal (sensibilidade da região inguinal e púbis / base do pênis).