Sobre a reposição de ferro na anemia associada a doença renal crônica (DRC), marque a opção ERRADA:
Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Macaé - SEMAD
2021
Residência (Acesso Direto)
reposica-ferro-anemia16bde31584
A
Os critérios para diagnóstico de deficiência absoluta de ferro em pacientes com DRC em tratamento conservador ou em diálise peritoneal são ferritina in ferior a 100 ng/mL e saturação de transferrina inferior a 30%.
B
Níveis elevados de hepticidina têm sido achados em pacientes com DRC e com doenças inflamatórias, pois esse peptídeo é excretado na urina e induzido por vários agentes pró-inflamatórios. Nessas condições, o escalonamento da dose de ferro administrada pode levar ao aumento dos depósitos teciduais de ferro, com potenciais efeitos deletérios desse metal sobre a função imune e a mediação de estresse oxidativo.
C
A manutenção de es toques corporais adequados de ferro é fundamental para uma adequada resposta ao tratamento com alfaepoetina, sendo a deficiência de ferro ou a sua reduzida disponibilidade as principais causas de falha do tratamento.
D
São objetivos do tratamento: manter níveis de hemoglobina entre 10 e 12 g/dL; manter o nível sérico de ferritina entre 200 e 500 ng/mL; e manter a saturação da transferrina entre 20% e 30%.
E
Em adultos, a dose de manutenção está indicada para manter os estoques adequados de ferro em pacientes com níveis de ferritina superiores a 200 ng/mL e saturação da transferrina superior a 20% e pode ser feita pela administração 100 mg de ferro por via intravenosa em dose única a cada 15 dias.